estúdio grampo

Blog

Contraste Simultâneo das Cores

Você já percebeu que a aparência das cores é muito afetada pela composição de uma cor com a outra (a cor púrpura parece diferente sobre o branco e sobre o preto) e, também sob diferentes iluminações?

download
Em 1839, um químico chamado Michel Eugène Chevreul (1786-1889), publicou o livro “De La Loi du Contrast Simultané des couleurs” (Lei do Contraste Simultâneo das Cores).
O livro surgiu, depois que Chevreul decidiu estudar mais a fundo algo que o incomodava quando supervisionava a preparação de tingimentos, na fábrica de tapetes franceses em que trabalhava, a Gobelin. Ele percebeu que nem sempre conseguia alcançar os efeitos corretos das cores. Após muita observação, notou que os problemas detectados tinham mais a ver com a óptica do que com a química. Eles não eram causados pelo uso dos pigmentos, mas sim pela proximidade de outras cores no entrelaçamento dos fios.
Sabendo disso, hoje podemos concluir que as cores se influenciam mutuamente e, portanto, nós não as vemos separadamente e sim em comparação uma com a outra.

Por que isso serve para você?

Essa teoria nos ajuda a entender porque a Análise de Coloração Pessoal é tão eficiente.
Porque vemos as cores de acordo com o efeito que ela produz no rosto de cada pessoa, e não separadamente.

O nosso olho normalmente vai buscar aquelas cores que, somadas ao nosso tom de pele, vão trazer o melhor resultado e deixar nossa imagem mais harmônica.
Observe a imagem:

cor_contraste

Os quadrados do meio são exatamente os mesmos em todos os quadros de cada fileira, mas dependendo das cores que estão em volta, eles se destacam ou se apagam.
Esse efeito é o mesmo que acontece com as cores que estão próximas ao nosso rosto, seja no cabelo, nas roupas, nos acessórios.
Veja os exemplos abaixos:

jennifer3-1024x756

Observe o quanto as cores escuras (da roupa e do cabelo) deixam a Jennifer Lawrence abatida e com a expressão marcada. Repare que a pele fica iluminada e aparentemente mais rejuvenescida com tons mais claros.

kim

Nesse exemplo, veja como a Kim Kardashian tem a pele mais uniforme na segunda foto e parece mais sofisticada do que na primeira. Isso acontece pela paleta de cores usada em cada look, maquiagem e tom de cabelo.

Saber a sua paleta de cores é fundamental para que sua aparência seja mais elegante. Observe como a cor errada torna seu visual “brega” (primeira foto) enquanto a cor certa te deixa sofisticada (segunda foto).
Esses são apenas dois exemplos de como as cores influenciam diretamente na sua imagem pessoal!!
Se quiser saber mais sobre a sua coloração pessoal, e saber como utilizar as cores a seu favor e valorizar sua imagem, entre em contato e agende um horário!

CLIQUE AQUI!

Comentários

<<

'